Julgamento nesta sexta-feira pode alterar classificação dos times e até mudar o último rebaixado
Imagem anexada pelo Guarani na ação contando 12 jogadores do Anápolis em campo — Foto: Reprodução
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou para sexta-feira, às 10h, no Rio de Janeiro, o julgamento do pedido de anulação do jogo entre Anápolis e Guarani, realizado em 21 de julho pela 13ª rodada da Série C. A decisão pode ter impacto direto tanto na disputa pelas vagas no G-8 quanto na definição do Z-4.
O Guarani acionou o Tribunal alegando erro de direito na arbitragem comandada por Marcello Ruda Neves (DF). Segundo a denúncia, o Anápolis teria atuado com 12 jogadores em campo por alguns minutos, após João Celeri permanecer no gramado mesmo com a entrada de Igor Cássio. O atacante, inclusive, participou de uma jogada defensiva em escanteio quando o placar já marcava 2 a 0 para os goianos — resultado mantido até o fim da partida.
A contestação se apoia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a possibilidade de anulação de uma partida caso seja comprovado erro de direito com influência no placar final.
Reflexos na tabela
Caso a partida seja remarcada, os cenários mudam para diferentes lados da tabela. O Guarani, já garantido no quadrangular final, poderia melhorar sua posição. Uma vitória simples colocaria o time na sexta colocação; um triunfo por dois gols ou mais poderia até alterar o grupo do Bugre no mata-mata. Por outro lado, uma derrota pesada poderia derrubar o clube para o oitavo lugar, empurrando-o para o Grupo B, que conta com Caxias, Londrina e Floresta ou São Bernardo.
No lado de baixo da classificação, a reabertura do jogo traria riscos para o Anápolis. Se o time goiano não repetir o triunfo, pode acabar rebaixado à Série D. Nesse caso, o CSA — que fechou a competição com 22 pontos — seria o favorecido, assegurando permanência na Série C.
Vai parar a Série C?
A CBF aguarda o veredito do STJD para definir os próximos passos da competição. Dependendo do julgamento, existe a chance de adiamento da primeira rodada do quadrangular final, inicialmente marcada para sábado (6), segundo informações apuradas pelo Jogo de Hoje.
Os confrontos previstos para a abertura são Guarani x Ponte Preta, no Brinco de Ouro, e São Bernardo x Londrina, no ABC paulista.
✦ Fonte – Jogo de Hoje 360°